A palavra chave para se alimentar bem é planejamento. Precisamos planejar o que comeremos ao longo do dia antes mesmo de sair de casa para um dia intenso de trabalho. Então confira quais são as 4 dicas para comer saudável sem gastar muito tempo:

1) Se planeje
Planejar sua rotina de alimentação envolve dois passos: comprar os produtos certos no mercado e preparar com antecedência o que for comer durante a semana.
Antes de ir ao supermercado, faça uma lista tendo em mente quais refeições pretende preparar, além de frutas, mix de castanhas e outros alimentos para comer nos intervalos. Com tudo anotado, você não irá se esquecer de nenhum item importante que poderia afetar todo o seu planejamento. Isso também evita comprar o que é desnecessário por impulso.

Com os alimentos em mãos e já em casa, tire parte do domingo para preparar o que irá comer durante a semana. Você pode fazer refeições completas e congelá-las em sacos ou potes, que podem ser lavados e reaproveitados.
É possível congelar a comida prontinha para ser consumida, ou congelar os ingredientes já picados e prontos para cozinhar.

2) Lave, corte e armazene vegetais para a semana toda, e coma um pouco em todas as refeições
Acrescentar vegetais em todas as refeições é uma forma de comer saudável sempre. Para tornar essa rotina mais prática, basta lavar e cortar o suficiente para comer a semana toda. Depois, guarde em potinhos e coloque na geladeira ou no congelador, de acordo com o tempo que for demorar para comer.

3) Tenha snacks saudáveis sempre à mão
Cenouras em saquinhos ou mix de castanhas são boas opções para fazer um lanche entre refeições. Isso evita que você fique de estômago vazio, o que é prejudicial ao organismo, podendo causar gastrite e outros problemas de saúde. Além disso, você não irá sentir o impulso de devorar um pacote de bolachas recheadas quando a fome bater.

4) Compre à granel
Geralmente, comprar vegetais, grãos e até carne à granel é a melhor forma de reduzir gastos. Mas isso também pode ser um jeito de fazer compras mais rápido, pois o tempo gasto escolhendo os alimentos é menor. Basta dizer a quantidade ao feirante e ele irá te entregar tudo em saquinhos.

Drª Amanda Arruda Matos
Nutricionista Clínica e Personal Diet
CRN3 20099

Compartilhe já esse post!