Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Além disso, desempenha diversas funções no organismo, como nutrir as células do sistema nervoso central. Quando o corpo não encontra carboidratos, passa a utilizar as proteínas como fonte de energia, provocando perda da massa magra (massa muscular). Mas será que consumir carboidrato à noite engorda? Tem horário específico para o consumo? Saiba mais!

Cortar carboidratos à noite não é um método eficaz para perda de peso. O que ajuda a emagrecer mesmo é a redução de calorias na dieta diária, e não o horário em que os alimentos são consumidos. Ou seja, é preciso manter uma alimentação balanceada, não pular refeições e nem deixar os carboidratos de lado. Para perder peso é importante comer a cada três horas para acelerar o metabolismo e não exagerar na ingestão de alimentos nas refeições principais.

E mais: ingerir carboidratos no período da noite pode ser benéfico para o sono! Os alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de serotonina, hormônio relacionado ao prazer e ao bem-estar que combate a insônia e ansiedade, além da melatonina, hormônio que ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Dica: se você quer perder peso, prefira alimentos integrais (como arroz e pão) e biscoitos e bolachas mais saudáveis. E nada de evitar os carboidratos, inclusive à noite!

Drª Amanda Arruda Matos
Nutricionista Clínica e Personal Diet
CRN3 20099

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